Prefeitura de Belford Roxo distribui 20 mil Kits pedagógicos para alunos do 1º ao 4º ano

Além dos livros, estudantes podem tirar dúvidas em um portal de educação

A capacitação é para professores que dão aula para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade

BELFORD ROXO - Ano novo,  material didático novo. A Secretaria de Educação de Belford Roxo inicia 2018 distribuindo 20 mil kits escolares para  alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade. Cada kit contém livros que contemplam as disciplinas de língua portuguesa, ciências, matemática, geografia e história.  A capacitação dos 650 professores que irão trabalhar com os kits começou na última segunda-feira e termina na sexta-feira (16/03), no pólo Cederj, em São Bernardo. O material, inédito na história do município,  oferece ainda a possibilidade de alunos e professores utilizarem um portal educacional como forma de apoio.

Responsáveis pela capacitação mostraram a importância dos kits escolares
Os kits para os alunos começam a ser distribuídos na próxima semana. Uma das principais novidades é um caderno de exercícios para os estudantes do primeiro ano.  Já o 4º ano terá um caderno aspectos geográficos e históricos do Rio de Janeiro. Os estudantes receberão ainda uniformes e uma mochila contendo caderno, lápis de cor, borracha, apontador, régua, tesoura, giz de cera e canetinhas coloridas.

As turmas do 1º ano, por exemplo, receberão o kit composto com as seguintes matérias: ciências sociais, ciências naturais, noções de raciocínio lógico-matemático e linguagens. Do 2º ao 4º ano as disciplinas são: língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e arte. Todo o material segue os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação.


Investimento nos anos iniciais

O secretário de Educação de Belford Roxo, Denis Macedo, destacou que 55% das crianças brasileiras chegam aos 10 anos sem se alfabetizar. Ele enfatizou que a distribuição dos kits foi direcionada aos anos iniciais para que Belford Roxo consiga alfabetizar a criança na idade certa. “Conversei com o prefeito Waguinho (Wagner Carneiro) para centrarmos esforços e tirar de nossa cidade a marca de pior educação do Estado do Rio de Janeiro”, finalizou Denis Macedo, acrescentando que os alunos do 5º ao 9º ano receberão o material escolar e utilizarão o livro didático entregue pelo Governo Federal.

Há quatro anos na escola municipal Adelina dos Santos Porcina, no Parque São José, a professora Maria Roseane de Sousa, que dá aula para o segundo ano, participou da capacitação e gostou do material que foi apresentado. “Foi importante este treinamento para que possamos nos adaptar ao novo material, que é muito dinâmico. Em quatro anos como professora,  nunca vi um investimento desse tipo na Educação”, comentou.

Na avaliação da professora Josilange Gomes, os novos kits irão despertar mais interesse nas crianças, pois é bem didático. Ela destacou ainda que o material de apoio no portal será muito útil para a elaboração das aulas. “É uma novidade e uma grande evolução e esperamos trabalhar todo conteúdo para melhorarmos ainda mais o desempenho dos alunos”, concluiu Josilange, que dá aula para o segundo na escola municipal José Pinto Teixeira, no bairro Recantus.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.