Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada


BAIXADA - A campanha de vacinação contra a Influenza vai acontecer até o 22 de junho no Rio de Janeiro. A data de encerramento, que seria no dia 15, foi prorrogada pelo fato de a campanha ter tido baixa adesão, o que preocupou os agentes de saúde.

O estado, com cerca de 61% de cobertura vacinal, tem a meta de imunizar 4,5 milhões de pessoas que fazem parte do grupo de prioridade.

"É importante que a população procure se vacinar e se previna contra a doença, que é mais frequente nesse período do ano. A vacinação é necessária, pois, apesar da gripe não ser uma doença grave, pode se agravar entre os grupos prioritários", disse afirmou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

Em Sapucaia, no sul do estado, foram confirmados dois casos da doença, sendo que em um deles, um homem, de 45 anos, morreu no sábado (9).

O outro registro é de uma jovem de 19 anos internada com os sintomas da gripe desde o fim de maio no CTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios. Segundo a coordenadora de vigilância epidemiológica de Sapucaia, Marília Gabriela Moraes Teixeira, a vacinação vai continuar até que o estoque de vacinas termine.

As doses aplicadas durante a 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde, imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.De janeiro até 13 de junho deste ano, foram notificados 596 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado do RJ, sendo 22 deles causados pelo vírus H1N1 e 24 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período foram notificados 67 óbitos por SRAG, sendo 4 por H1N1 e 4 por H3N2.

Via G1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.