Aprovados na Guarda Mirim treinam Ordem Unida para desfile em Belford Roxo


BELFORD ROXO - Cem jovens de Belford Roxo com idade entre 12 e 17 anos, inscritos no curso de Guarda Mirim Jovem Aprendiz, promovido pela Prefeitura, se apresentaram à Secretaria Municipal de Segurança Pública. Acompanhado dos responsáveis, meninos e meninas passaram pela checagem de documentos e participaram de exercícios de ordem unida, como preparatório para o desfile da Independência do Brasil, no dia sete de setembro.

O curso é desenvolvido pela Divisão de Projetos Especiais da Guarda Municipal. Segundo o inspetor Thiago Silva, um dos objetivos é trabalhar a autoestima através de boas práticas. “Durante dois meses eles terão aulas com oficinas de educação ambiental, rotinas administrativas, informática, atividades esportivas, disciplina e cidadania. No final terão formatura com honras militares, receberão certificado de participação e ainda serão inscritos no programa Jovem Aprendiz”, disse Thiago.

Os alunos foram organizados em seis turmas: três de manhã no período das 8h às 11h30 e mais três à tarde das 13h às 15h30, com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras. “Até o dia sete de setembro terão treinamento de ordem unida para participarem do desfile da Independência. Todos desfilarão com a camiseta do curso. A aula inaugural está agendada para o dia 17 de setembro”, destacou o inspetor da Guarda, Egídio Soares. O secretário de Segurança Pública, Eduardo Dias, salientou que o curso é um resgate a cidadania. “É uma chance de tirar nossas crianças das ruas, oferecendo atividades importantes. Por isso, em breve, estaremos abrindo inscrições para o curso de Defesa Civil Mirim, que também será destinado aos jovens”, anunciou. 

JOVEM PERSISTENTE

Camille Vitória Santana, 12, perdeu o prazo para se inscrever no curso por esquecimento. Ao perceber que a oportunidade de fazer um curso gratuito poderia escapar, fez a mãe, a dona de casa, Verônica de Oliveira Santana, acordar às 6h, para chegar bem cedinho em sua companhia na sede da Secretaria Municipal de Segurança. “Tive a sensação de não desistir e assim eu fiz. Quando os organizadores disseram para a minha mãe que era para a gente aguardar pois poderia surgir uma desistência, vi que uma porta estava se abrindo para mim”, contou Camille. Os alunos já estavam formados quando a menina foi chamada para ingressar no grupo. “Um jovem inscrito não compareceu. A disciplina é um dos requisitos fundamentais e assim, Camille ganhou a vaga”, assegurou Thiago, enquanto a menina tentava esconder o sorriso. “Estou muito feliz, afirmou ela.

Érica Gisele Batista Santos, não pensou duas vezes ao receber informações sobre a realização do curso, através das redes sociais da Prefeitura. “Matriculei os meus três filhos e também meus três sobrinhos e ainda incentivei minhas vizinhas para fazerem a mesma coisa. É uma oportunidade importante para a formação dos jovens. Muito bom”, declarou. Ana Paula Dutra Teixeira era outra mãe satisfeita. Ela inscreveu a filha, Adriana Caroline, 16. “Além da ocupação e dos conhecimentos que ela vai adquirir, será encaminhada para oportunidade ao primeiro emprego, através do Jovem Aprendiz. Uma maravilha”, disse.

Os exercícios de ordem unida soaram como novidade para o jovem Deyvison Felip, 13. “Fiquei sabendo pela minha sogra, achei interessante e fiz a inscrição. Acho que vai ser muito legal”, disse, lamentando que a namorada não pôde acompanhá-lo porque faz ginástica no mesmo horário. Seu amigo, Felipe de Farias, 14, soube através de um outro amigo. “Quero ser policial civil e acho que já estou no caminho”, acredita.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.