Crianças e adolescentes da LBV, em Belford Roxo participam da Oficina de Musicalização


BELFORD ROXO - Com o objetivo de trabalhar as potencialidades das crianças e adolescentes que participam do “programa Criança: Futuro no Presente! ”, do Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV), a Instituição iniciou no final de julho à Oficina de Musicalização, com ênfase aos instrumentos de percussão.

Graças a esse espaço lúdico, a LBV trabalha a disciplina, a prática de hábitos saudáveis e a vivência de bons valores, introduzindo ainda os pequenos nos conhecimentos teóricos e práticos do universo musical.

Durante a oficina, os atendidos de 6 a 15 anos, têm contato com instrumentos de percussão feitos a partir de matérias recicláveis. A oficina desperta o interesse das crianças para a música em seus diferentes ritmos, melodias, harmonias, estilos e ainda, estimulam o desenvolvimento cognitivo e a concentração das mesmas. A proposta também visa estimular o exercício da escuta, a coordenação motora, a produção coletiva, o trabalho em equipe, a reutilização de materiais que seriam descartados, a socialização, além da valorização das diferenças entre outros.

As crianças trouxeram os materiais como latinhas, latas de leite, de cereais, tambores, refis de cola quente, cabo de vassoura e já confeccionaram Caixa, surdo, agogô, reco-reco, chocalho são alguns dos instrumentos de percussão que aprendem durante as aulas com os instrutores.

A educadora social da LBV, Aniele Marinho explica a proposta do projeto socioeducativo: “ a partir das atividades, apresentar a possibilidade das crianças aprenderem percussão, através do reaproveitamento de materiais recicláveis. A partir disso, das habilidades das crianças, do conteúdo, foi apresentado vídeo para que aprendêssemos em conjunto a confeccionar os instrumentos. ”

Fala também dos resultados positivos obtidos a partir da atividade: “ no dia a dia, a gente tem trabalhado muito a disciplina, a organização de si mesmo e do grupo, o trabalho em equipe. Elas estão querendo muito se apresentar em público e então, nos encontros de famílias, surge o momento delas colocarem em prática essa atividade, dos ritmos que estão aprendendo. As crianças têm participado efetivamente, aprendido os ritmos como carimbo, maracatu, samba-rock, samba, ritmos mais próximos delas e respeitando o momento de desenvolvimento de cada um. Tem sido muito divertido o aprendizado, elas se divertem muito e tocam bastante”, detalhou Aniele Marinho.

Benefícios da música para o desenvolvimento das crianças

“A música representa a oportunidade de se perceber, enquanto sujeito de direito, capazes de contribuir e se desenvolver na sociedade, de participar coletivamente, mostrar o que aprendeu, suas competências e as questões já mencionadas como disciplina e organização, do cuidado consigo, com o material, com o amigo, o respeito às regras que certamente, ajudam no desenvolvimento dos atendidos. As crianças relatam que o passatempo delas em casa é a percussão. Chegam querendo mostrar uma nova música que aprenderam e isso tem sido muito positivo”, concluiu a educadora.

As crianças aprovaram a oficina: “Aqui, eu aprendi a cantar e a tocar vários instrumentos. Gosto muito das aulas", conta Raquel Pereira, de 13 anos, atendida pela LBV.

Em Belford Roxo, Baixada Fluminense, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado naAvenida Retiro da Imprensa, 467 – Centro. Informações pelo telefone (21) 2761-0729.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.