Escola Batista de Belford Roxo arrecada mais de 4 toneladas de alimentos em gincana solidária


BELFORD ROXO - Em tempos que cada vez mais as pessoas são preparadas para a disputa e realizações pessoais, tornando-as, na maioria das vezes, insensíveis socialmente, o Instituto Batista de Educação, escola confessional situada em Parque São Vicente Belford Roxo, tem preparado os seus alunos para a retomada dos valores sociais.

O Colégio realizou a 7ª edição da Gincana Solidária, com o objetivo de promover a solidariedade, generosidade, amor e o respeito. A atividade que já arrecadou, em todas as edições somadas, mais de 15 toneladas de alimentos e materiais de higiene. Só nesta última edição, foram arrecadados mais de 4.000 quilos.

“Consideramos importante que o nosso aluno saiba Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e todas as outras disciplinas da nossa grade, entretanto percebemos a necessidade de ir além e estimular a formação social e cidadã. Assim surgiu a Gincana Solidária que apesar de contar com os jogos tradicionais, nosso maior objetivo é a arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de higiene, que serão distribuídos em abrigos, centros de recuperação de dependentes químicos, casa de idosos e famílias necessitadas de toda a Cidade. No começo, o projeto parecia utópico, mas nos surpreendemos, pois os alunos e familiares abraçaram a ideia e a cada ano dão um show de altruísmo” afirma o Diretor Diego Ribeiro.

A Equipe pedagógica acredita que as crianças, se estimuladas às práticas capazes melhorar o convívio social, podem gerar resultados práticos e rápidos e usam como exemplo, situações em que ao saírem para arrecadar, se depararam com uma família que não tinha o que doar e, na verdade, estava precisando de alimentos. Em um ambiente de disputa onde cada alimento gera pontos para a equipe, seria natural que as crianças ficassem indiferentes à situação da família, todavia, surpreendentemente, houve uma mobilização voluntária de todos eles, pois os mesmos doaram todos os alimentos arrecadados por todas as equipes naquele dia.

Trabalhos como esta Gincana são capazes de transformar a sociedade, pois o que o colégio está fazendo é semear valores capazes de tornar o convívio muito mais agradável e que darão fruto incessantemente.

“A sociedade não está perdida! As pessoas não nascem embrutecidas, elas se tornam. E sim! É possível reverter o processo de autodestruição que caminha o nosso povo. Aqui, no Batista, continuamos acreditando que é possível avançar para um tempo de amor ao próximo e, assim, combater a maldade e a violência que tanto nos assola” Cita o Diretor.

O Instituto Batista de Educação funciona há 20 anos e é mantido pela 1ª Igreja Batista de Parque São Vicente.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.