3 dicas para identificar um furto de energia


BELFORD ROXO - Desconfiado que tem gente na sua vizinhança furtando energia? Existem maneiras simples para você descobrir se suas suspeitas são verdadeiras.
Mesmo que o furto de energia não ocorra na sua residência, você precisa ficar atento. Quem faz gato de energia prejudica e coloca em risco a segurança de todos. E, tanto quem faz quanto quem aceita o furto de energia responde por crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena prevista de 1 a 8 anos de reclusão.
Por este motivo é tão importante você ficar atento às dicas abaixo:
Emaranhado de fios ---> Observe os postes e confira se a fiação que sai está ligada diretamente a uma residência sem passar pelo medidor ou muitos fios desordenados em um mesmo poste podem ser furto de energia.

Mas não confunda! Emaranhados de fios na parte inferior de postes podem ser reserva técnica de empresas de telefonia e TV a cabo.
Consumo excessivo --- > Sabe aquele ar-condicionado ligado o dia todo com a janela aberta? A luz acesa o tempo inteiro? Há boas chances de que esta pessoa esteja furtando energia e, se for um vizinho, pode estar prejudicando a qualidade da sua rede também.
Fraude no medidor ---> Ouviu a frase: “dei um jeitinho para reduzir o gasto ou o custo com energia com alguns aparelhos”? Certamente não é um bom sinal. Observe se o medidor de energia está com o lacre rompido. Neste caso, pode se tratar de uma fraude no relógio para furtar energia. Estranhe, também, se alguém lhe disser que, independente de quanta energia consome, o valor da conta de luz vem sempre o mesmo.

Se você identificou alguns indícios de furto de energia, mas não tem certeza do crime, envie os dados do local com suspeita para os nossos canais de denúncia.

Via: Rio sem Gato de Luz

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.