Belford Roxo forma alunos do projeto Jovem Alerta


BELFORD ROXO - Cerca de 50 alunos do Projeto Jovem Alerta se formaram na última segunda-feira (11), no bairro Lote XV, em Belford Roxo. O programa é uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Cidadania com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) que tem como objetivo preparar jovens de 14 a 24 anos para o mercado de trabalho. As aulas têm a duração de três meses, com encontros semanais e assuntos voltados sempre para o mundo do mercado de trabalho, saúde, cidadania, preconceito, entre outros. Os alunos puderam entender mais sobre processo seletivo, entrevistas em grupo ou individuais, como confeccionar currículo e muito mais. Ainda durante a formatura, os jovens fizeram homenagens para a professora Dayse Lucy em forma de texto, rima e música. A professora também homenageou os alunos com um vídeo. O projeto já formou alunos no Xavantes e Wona.

Segundo o secretário de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, a parceria com o CIEE acontece desde 2017 e é muito bem-sucedida. “Precisamos cada vez capacitar nossos jovens, que são o futuro do município. O projeto foi tão proveitoso  que alguns jovens ficam em cadastro reserva devido à grande demanda. Ele também fortalece o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e faz com que os jovens identifiquem o que o equipamento realiza”, informou o secretário, afirmandou que essas parcerias fazem com que os jovens entendam seu papel na sociedade e como se portar no mercado de trabalho. “Estamos com uma maior preocupação para que essa juventude esteja cada vez mais qualificada e presente nos equipamentos”, finalizou.

A assessora de assistência social do CIEE, Tatiana Monteiro, prestigiou a formatura dos jovens. “Atuamos nas 13 unidades operacionais para atender os 92 municípios do Estado. Percebemos que existe um discurso de que os jovens não querem nada com a vida. Mas, quando chego em Belford Roxo, percebo que não é verdade, pois os jovens da cidade agarram com unhas e dentes as oportunidades. Parabenizo aos formandos por completar mais esse ciclo e deixo aqui uma mensagem: Todos vocês tem capacidade para conquistar aquilo que quiserem”, ressaltou Tatiana. A técnica de assistência social Dayse Lucy ministrou as aulas durante os encontros com os jovens e se mostrou muito feliz com a formatura. “Tive o privilégio de conhecer essa juventude maravilhosa do Lote XV. Sempre pontuais, os alunos embarcavam com tudo que eu propunha”, disse. Dayse ainda pediu para que os alunos não saíssem do grupo do whatsapp. “Quero marcar uma oficina com vocês na unidade de Nova Iguaçu”, finalizou.

A formanda Amanda de Souza, 16 anos, participou das aulas e antes mesmo de se formar já conseguiu um estágio. “O curso foi muito bom. Eu já estava querendo arrumar um emprego e com o projeto, aprendi muitas dicas. Estou muito feliz de ter conseguido um estágio no Jovem Aprendiz”, exaltou. João Sodré, 15, descobriu o projeto pela escola. “Alguns funcionários do CRAS foram até a minha escola e nos informaram sobre o projeto. Foi uma experiência única. Discutimos sobre diversos assuntos e recebemos muitas dicas. Entrei com uma mentalidade e sai com outra”, informou.

Jovem Alerta


Em 2018, o Programa Jovem Alerta esteve presente em 15 municípios, certificando 16.465 jovens, num total de 104 grupos. Para participar do projeto, os interessados devem estar cursando o ensino fundamental, médio ou já tenham concluído o ensino médio. O candidato deve levar ainda os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência. É necessário também deixar o número de um telefone e o email para contatos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.