Eleitores de 28 municípios do RJ têm até o dia 1° de dezembro para cadastrar a biometria

Mais de 600 mil eleitores ainda estão pendentes, a maioria é de São João de Meriti, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Na capital do RJ o cadastramento ainda não é obrigatório.


BRASIL - Falta menos de um mês para terminar o prazo para eleitores de 28 municípios fluminense cadastrarem a biometria junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).

O prazo termina no dia 1° de dezembro e mais de 600 mil eleitores ainda estão pendentes. A maior parte desses eleitores é dos municípios de São João de Meriti, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

O cadastramento biométrico é obrigatório em 35 municípios do Rio, mas, em sete, o prazo já acabou. Portanto, de acordo com o TRE-RJ, o eleitor deve ver, primeiro, se o seu município faz parte da lista de 28 cidades (lista no final) onde o cadastramento é obrigatório. Se for, é preciso agendar o atendimento pelo site ou telefone do TRE.

Lembrando que os eleitores que conseguiram votar por biometria nas últimas eleições estão dispensados do comparecimento. Para saber se a digital já está cadastrada, o eleitor também pode conferir no site do TRE. Na capital fluminense o cadastramento ainda não é obrigatório.

O eleitor que deixar de comparecer no prazo de realização da revisão de eleitorado terá seu título eleitoral cancelado e não poderá participar das próximas eleições.

A biometria é a tecnologia que identifica o eleitor através do reconhecimento de sua impressão digital, conferindo maior segurança à identificação no momento da votação, por meio de um leitor biométrico, acoplado à urna eletrônica. Na votação com identificação biométrica, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica.

O cadastramento biométrico pode ser realizado em qualquer das zonas eleitorais do estado do Rio de Janeiro. Os cartórios eleitorais atendem mediante agendamento, com finalidade de evitar filas e agilizar o atendimento, permitindo ao eleitor escolher dia e horário de atendimento.

Confira os 28 municípios onde o prazo ainda está aberto:

Arraial do Cabo
Bom Jesus do Itabapoana
Carapebus
Cardoso Moreira
Comendador Levy Gasparian
Cordeiro
Duque de Caxias
Iguaba Grande
Italva
Itaocara
Lage do muriaé
Macuco
Magé
Mendes
Miracema
Natividade
Porciúncula
Porto Real
Quatis
Quissamá
Rio Claro
Santa Maria Madalena
São Fidelis
São João de Meriti
São José do Vale do Rio Preto
Silva Jardim
Varre e Sai
Vassouras

Tire duas dúvidas

- É preciso fazer o cadastramento se o eleitor já votou na última eleição com biometria?

Antes fazer o agendamento junto ao TRE, o eleitor deve entrar no site e consultar se o seu título está com pendência no cadastramento da biometria ou se o cadastro está válido. Às vezes o eleitor votou com biometria, mas não foi reconhecido pela urna.

- A biometria será obrigatória para a cidade do Rio na próxima eleição?

Em 2020 não será obrigatório e o título não será cancelado.

- Quem renovou carteira no Detran já renovou a biometria?

Não. Os dados que o TRE-RJ pegou do Detran não foi da habilitação, mas da identidade Civil. Para conferir se a sua identidade civil foi validade, basta entrar no site.

- Quem não fizer a biometria terá o CPF cancelado?

Na realidade, o município Duque de Caxias está passando por um processo de revisão de eleitorado. Quem não faz o título de eleitor, tem o título cancelado e a Receita Federal, por cruzamento de informações, verifica isso e coloca o CPF em suspensão.

- Idosos com mais de 70 anos precisam fazer o recadastramento da biometria?

Se a pessoa quiser votar, é necessário fazer o cadastramento, mesmo para quem é eleitor facultativo.


Via G1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.