Projeto Trilhas da Leitura incentiva alunos em Belford Roxo


BELFORD ROXO - A Escola Municipal Príscila Bouças Villanova, no bairro Castelar, em Belford Roxo, comemorou o encerramento do projeto semestral Trilas da Escrita. A cerimônia consistiu em um evento intitulado como “Dia de autógrafos”, no qual toda a comunidade escolar foi convocada a prestigiar o lançamento de livros de autoria dos próprios alunos. O projeto Trilhas da Escrita tem o objetivo de oferecer espaço para escrita espontânea da criança na escola.

O projeto Trilhas foi construído com o intuito de fomentar na escola o hábito de leitura e escrita. No primeiro semestre de 2019 a unidade vivenciou a primeira etapa do projeto com Trilhas da Leitura. Foram desenvolvidas atividades que estimulassem o hábito e o prazer pela leitura, no intuito de trabalhar aspectos primordiais para o processo de alfabetização: oralidade, curiosidade, ampliação de vocabulário, organização de ideias, conhecimento e domínio de diferentes aportes textuais.

Já no segundo semestre a escola organizou-se para realizar a segunda etapa do projeto Trilhas da Escrita. Foi priorizado o trabalho com diferentes gêneros textuais: poemas, contos, fábulas, receitas e diversos outros tipos de letramento. O objetivo central das Trilhas da Escrita foi o de dar protagonismo às escritas dos alunos. Assim sendo, no decorrer das aulas as professoras trabalharam a escrita discursiva e espontânea das crianças, explorando diferentes conhecimentos a respeito da língua. “A semente plantada no começo do ano letivo de 2019 já nos rende maravilhosos frutos. São obras inéditas dos mais diferentes gêneros: poesias, contos, releituras de autores famosos, narrativas e até mesmo livro sobre sonhos”, avaliou o secretário de Educação, Denis Macedo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.