Protetores de animais se reúnem no Meio Ambiente de Belford Roxo e secretário apresenta Estatuto Animal


BELFORD ROXO - A causa animal está cada vez mais avançando em Belford Roxo. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma reunião com os protetores de animais cadastrados no setor. Durante o encontro, foi apresentado o Estatuto Animal, recentemente sancionado, e um bate-papo sobre o projeto Castramóvel, que castrou 18 gatos em sua última ação em Heliópolis. 

O secretário de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, ficou surpreso pelo número de protetores de animais presentes na reunião e garantiu que o setor está mostrando trabalho de qualidade com bons resultados para serem continuados. "A causa animal não tinha uma lei, por isso providenciamos junto com nosso corpo jurídico. Até a sua publicação, o processo durou apenas três meses. Agora, os animais têm seus direitos protegidos", explicou o secretário, que ainda fez uma observação sobre o Castramóvel. "Além das 18 castrações já realizadas, temos condições de fazer mais cinquenta nesse primeiro momento".

Flávio ainda falou sobre a prioridade dos protetores de animais já cadastrados. "Estamos providenciando a carteirinha e buscando parceria, como desconto em ração e em medicamentos, para que esses protetores tenham melhores condições de cuidar dos animais. Estamos ainda com um projeto para ser realizado em Xavantes de uma Unidade Ambiental de Atendimento Veterinário, que gosto de chamar de UPA Animal", finalizou. 

Para a secretária adjunta, Fernanda Vieira, que é responsável pelo Departamento de Proteção Animal (DEPPAN), o encontro foi importante para a mobilização da causa. "Muitas pessoas que trabalham no departamento também são protetoras, assim podemos trocar experiências. O Castramóvel foi um sonho que está se realizando, evitando assim, mais filhotes abandonados pela cidade", destacou Fernanda. Participaram também da reunião a secretária executiva Thais Lino e o advogado Fernando Magalhães, do Departamento Jurídico Ambiental (Dejura).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.