Belford Roxo tem aumento de 490% em registro de tiroteios

post-feature-image

BELFORD ROXO - O aplicativo Fogo Cruzado, que registra de maneira colaborativa ocorrências de tiroteios e violências armadas na região metropolitana do Rio de Janeiro, registrou um aumento significativo de ocorrências com disparos de armas de fogo na cidade de Belford Roxo. De acordo com o balanço apresentado dos 100 primeiros dias desse ano em comparação com 2017, o município teve um aumento de 490% em registros de tiroteios.


Belford Roxo perde apenas para os municípios da capital Rio de Janeiro com 1443 anotações e São Gonçalo com 242. Em terceiro lugar no pódio indesejável, a cidade acumula só esse ano 177 registros, enquanto no mesmo período do ano passado tiveram apenas 30 incidências anotadas.


A plataforma também divulgou o top cinco dos bairros da Baixada Fluminense com maior número de tiroteios. A campeã da Baixada, Belford Roxo, tem três regiões na lista, Piam vem em primeiro lugar com 24 tiroteios, Centro de Belford Roxo com 16 em terceiro e, em quarto, vem o bairro Bom Pastor com 14 registros. 

Lembrando que o Fogo Cruzado “é um plataforma digital colaborativa que tem o objetivo de registrar a incidência de tiroteios e a prevalência de violência armada na região metropolitana do Rio de Janeiro através de um aplicativo para tecnologia mobile combinado a um banco de dados.”

Resposta 

Consultada sobre os dados do Fogo Cruzado, a Secretaria Estadual de Segurança do Rio (Seseg) afirmou que "tem como prioridade a preservação da vida e a redução de índices de criminalidade no Estado" e que para isso "criou medidas estruturantes como o Grupo Integrado de Operações de Segurança Pública, no Centro Integrado de Segurança Pública, e a delegacia especializada para o combate ao tráfico de armas, a Desarme, para atacar as causas da letalidade violenta".

A secretária informou ainda que as estatísticas oficiais de criminalidade no Rio são divulgadas mensalmente pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).
"Estes dados abastecem o planejamento estratégico para o monitoramento e combate à mancha criminal", afirmou a secretaria.

Por Notícias de Belford Roxo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.