IFRJ Belford Roxo oferece cursos gratuitos de Fotografia e Vídeo para Meios Digitais, Organização de Eventos e Produção, Qualidade e Manutenção para Pequenas Confecções


BELFORD ROXO - O Campus IFRJ Belford Roxo está oferecendo de forma gratuita à população os cursos de formação inicial e continuada em Fotografia e Vídeo para Meios Digitais, Organização de Eventos e Produção, Qualidade e Manutenção para Pequenas Confecções. Ao todo são oferecidas 75 vagas divididas em 25 para cada curso, as inscrições terminam na próxima sexta feira dia 13 e a data prevista para o início das aulas é dia 16 de abril. As vagas são preenchidas por ordem de inscrição e os interessados precisam ter ensino fundamental completo e idade mínima de 16 anos.




EDITAL


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO 

EDITAL DE EXTENSÃO Nº 08/2018 

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA – FIC EM FOTOGRAFIA E VÍDEO PARA MEIOS DIGITAIS, ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS, E PRODUÇÃO, QUALIDADE E MANUTENÇÃO PARA PEQUENAS CONFECÇÕES. 

O Reitor e o Pró-Reitor de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, no uso de suas atribuições legais, em consonância com a lei nº 12.513 de 26 de outubro de 2011, alterada pela lei nº 12.816 de 5 de junho de 2013 e a Resolução CD/FNDE nº 04 de 16 de março de 2012, alterada pela Resolução CD/FNDE nº 06 de 12 de março de 2013, tornam público o presente Edital contendo as normas referentes ao Processo de Seleção Simplificado para o 1º semestre do ano letivo de 2017 dos cursos de formação inicial e continuada - FIC do IFRJ, ofertados pelo campus Belford Roxo (em implantação). 

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 

1.1 A Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores – FIC, prevista no art. 39 da Lei n o 9.394/96 e normatizada pelo Decreto 5.154/04, é um processo de ensino e aprendizagem voltado à formação de trabalhadores para sua inserção ou reinserção no mundo do trabalho, para exercício profissional e para a elevação de escolaridade. 

1.2 A inscrição no presente processo seletivo dará direito ao candidato a concorrer a uma vaga em dos cursos FIC do campus Belford Roxo a se iniciar no 1º semestre do ano letivo de 2018, a saber: 

• Fotografia e Vídeo para Meios Digitais; 
• Organização de Eventos; 
• Produção, Qualidade e Manutenção para Pequenas Confecções. 

1.3 Ao se inscrever, o/a candidato(a) e/ou o seu responsável/procurador legal declara ter ciência de que aceita de forma irrestrita, as condições estabelecidas neste edital, não podendo alegar desconhecimento das informações. 

1.4 Recomenda-se aos/as candidatos(as) que, imediatamente após a inscrição presencial, já providenciem os documentos necessários à possível matrícula. 

1.5 O cronograma completo do Processo Seletivo 2018.1 consta no Anexo 1 deste edital.

2 DOS CURSOS E DAS VAGAS 

2.1 O Curso de Organização de Eventos do campus Belford Roxo do IFRJ será ministrado com carga horária de 160 horas, distribuídas no turno da tarde, às segundas, quartas e quintas-feiras. 

2.2 O Curso de Produção, Qualidade e Manutenção para Pequenas Confecções do campus Belford Roxo do IFRJ será ministrado com carga horária de 160 horas, distribuídas no turno da noite, às terças, quartas e quintas-feiras. 

2.3 O Curso de Fotografia e Vídeo para Mídias Digitais do campus Belford Roxo do IFRJ será ministrado com carga horária de 180 horas, distribuídas no turno da tarde, às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras. 

2.4 Serão ofertadas 25 vagas para cada curso FIC listados anteriormente, sendo que, deste total, 5% serão reservadas a pessoas com deficiência. 

2.4.1. Caso a aplicação do percentual de que trata o subitem 

2.4 resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subsequente. 

2.5 Ressalvadas as disposições especiais definidas nesta seção do Edital, as pessoas com deficiência participarão deste processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos no que diz respeito às etapas deste processo seletivo e a todas as demais normas que regem este Concurso. 

2.4 São consideradas pessoas com deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no Art. 4º do Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto Nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004 e/ou aquelas contempladas pelo enunciado da Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm 

2.5 As pessoas com deficiência que desejarem concorrer às vagas reservadas deverão: I- declarar tal intenção no ato da Inscrição; II- entregar, no ato da matrícula, laudo médico original ou cópia autenticada em cartório, emitido nos últimos doze meses, atestando a categoria e o grau de comprometimento da função física ou mental de que é portador, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID) e à sua provável causa ou origem. 

2.5 As vagas reservadas aos candidatos com deficiência, conforme o item 

2.4 deste Edital, que não forem preenchidas por falta de candidatos aprovados no processo seletivo, serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância à ordem classificatória. 

3. DOS REQUISITOS PARA A PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO 

3.1 Para se candidatar a uma vaga em um dos cursos oferecidos por este Edital, sendo em Fotografia e Vídeo para Meios Digitais; Organização de Eventos; Produção, Qualidade e Manutenção para Pequenas Confecções, o candidato deverá: - possuir Ensino Fundamental completo; - deve possuir, até a data prevista para a matrícula, a idade mínima de 16 anos. 

4. DAS INSCRIÇÕES/MATRÍCULAS 

4.1 As inscrições/matrículas para o presente processo seletivo serão realizadas presencialmente. Os candidatos interessados deverão se dirigir ao campus Belford Roxo situado à Avenida Joaquim da Costa Lima, s/nº, em frente ao 39º Batalhão da Polícia Militar, bairro São Bernardo - Belford Roxo, das 10h às 20h; 

4.2 No ato da matrícula, o candidato classificado deverá preencher formulário de matrícula e apresentar: 

a) Formulário de matrícula devidamente preenchido; 
b) Original e cópia de Certidão de Nascimento/Casamento; 
c) Duas fotos 3x4; 
d) Original e cópia do documento de identidade (se menor de 18 anos, adicionalmente, documento de identificação dos responsáveis); 
e) Original e cópia do título de eleitor com o comprovante de votação na última eleição (este último pode ser substituído por declaração recente emitida no site do TSE) para candidatos maiores de 18 anos; 
f) Original e cópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); 
g) Original e cópia do certificado de conclusão e histórico do Ensino Fundamental (serão aceitas declarações atualizadas de conclusão que atestem que o certificado e o histórico escolar encontram-se em confecção); 
h) Original e cópia do comprovante de residência; 
i) Original e cópia do certificado de quitação com as obrigações militares (se maior de 18 anos e do sexo masculino); 
j) Autorização do responsável (Anexo 3) para candidatos menores de 18 anos. 

4.3 Não será efetivada a matrícula do candidato cuja documentação não atender ao solicitado neste edital; 

4.4 Estando a documentação completa, somente o candidato, ou o responsável legal, poderá assinar o requerimento de matrícula; 

4.5 A documentação original deverá ser apresentada com a respectiva cópia, que ficará retida na instituição; 

4.6 Não haverá cobrança da taxa de inscrição/matrícula. 

4.7 A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição e a matrícula do/a candidato(a), desde que verificada qualquer falsidade nas declarações e/ou nos documentos apresentados; 

4.8 Não serão aceitas inscrições pela internet, por via postal e/ou via fax. 

5. DAS VAGAS 

5.1 As vagas serão preenchidas pela ordem de inscrição; 

5.2 Será realizada palestra para apresentar a Proposta Pedagógica dos Cursos de Formação Inicial e Continuada aos/às candidatos(as). O local e horário serão divulgados após o período de inscrição. 

5.3 Todos(as) os candidatos(as) convocados deverão comparecer à palestra para, na ocasião, confirmar o interesse pela vaga. 

5.4 A lista com os nomes dos(as) candidatos(as) matriculados(as) será divulgado na data descrita no Anexo 1 a este Edital. 

6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 

6.1 Todas as etapas do processo seletivo serão divulgadas no sítio: http://portal.ifrj.edu.br/ e no mural de avisos da portaria do campus Belford Roxo; 

6.2 Não serão prestadas informações por telefone sobre o resultado parcial e final do processo seletivo. Cabe exclusivamente ao candidato a responsabilidade de tomar conhecimento do resultado do processo seletivo através do sítio: http://portal.ifrj.edu.br/ ou pelo mural de avisos da portaria do campus Belford Roxo; 

6.3 O início do curso estará condicionado ao preenchimento mínimo de 15 alunos matriculados; 

6.4 O IFRJ poderá a qualquer momento suspender ou cancelar este processo seletivo; 

6.5 Os casos omissos e as situações não previstas neste Edital serão julgados pela Comissão. Belford Roxo, 4 de abril de 2018. 

FRANCISCO JOSÉ MONTORIO SOBRAL 
Pró-Reitor de Extensão 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO 

ANEXO 1 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 

EVENTO DATA 

Período de inscrições e matrículas 4/4/2018 a 9/4/2018 
Divulgação do resultado final 9/4/2018 
Início das aulas 9/4/2018 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO 

ANEXO 2 PROCURAÇÃO (PARA A MATRÍCULA, EM CASO DE IMPOSSIBILIDADE DE COMPARECIMENTO) ________________________________________________________, portador(a) de identidade nº ________________________, expedida pelo órgão _______ em _____/____/________, pela presente procuração nomeia e constitui seu(sua) bastante procurador(a)______________________________________________, brasileiro(a), residente à ________________________ _______________________________________________________________, número _______ no município de ______________________________________________/_________, portador(a) da identidade nº ________________________ expedida pelo órgão _____ em _____/____/_____ para o fim específico de efetivar a matrícula para ingresso no curso de formação inicial e continuada - FIC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - campus Belford Roxo, referente ao semestre de 2017/1. ________________________________________ (assinatura do candidato) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO ANEXO 3 AUTORIZAÇÃO DO RESPONSÁVEL (DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO PARA CANDIDATOS MENORES DE 18 ANOS) Eu, _______________________ (nome completo do pai/mãe ou responsável legal), _____________ (nacionalidade), portador (a) do RG nº _______________________________ (nº do RG com órgão expedidor), e inscrito(a) no CPF nº _____________________ autorizo o (a) adolescente filho (a) _____________________________________, com ______ anos de idade, conforme documento de identidade que porta de quem sou _________________________ (relação de parentesco) a se inscrever e matricular no Processo Seletivo para ingresso no curso de formação inicial e continuada (FIC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - campus Belford Roxo, referente ao semestre de 2017/1. 

________________________________________ (assinatura do responsável)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.