Prefeito Waguinho inaugura novas instalações do Samu de Belford Roxo


BELFORD ROXO - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Belford Roxo ganhou novas e modernas instalações. O novo espaço, situado na Avenida José Mariano dos Passos 920, no bairro Prata, foi inaugurado pelo prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, e pelo secretário de Saúde, Vander Louzada, na última sexta-feira (04). O evento contou com a presença de várias autoridades do município, entre elas, a primeira-dama, Daniela Carneiro.

Com o objetivo de oferecer melhores condições de serviço e prestar um atendimento humanizado à população, as novas instalações contam com área coberta para as ambulâncias, vestiário, refeitório, sala de estar, almoxarifado, sala para guardar material de esterilização, farmácia, salas onde são depositados separadamente lixo comum e lixo infectante e outras. O Samu de Belford Roxo opera com três ambulâncias, sendo duas Unidades de Suporte Básico (USB), tripulada por um condutor e um técnico de enfermagem e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), tripulada por um condutor, um enfermeiro e um médico. O serviço funciona 24 horas e atende através do número 192.


O prefeito da cidade, Wagner Carneiro, o Waguinho, anunciou a compra de mais três ambulâncias para o Samu. “Já fizemos a licitação e em cerca de 30 dias estaremos entregando mais três unidades móveis para atender a demanda da nossa população. Serão duas unidades básicas e uma avançada. Com saúde não se brinca. Já entregamos a UPA 24 horas do Bom Pastor, o Hospital Infantil e o Hospital Municipal, além de várias unidades de relevância no município. Além disso, estamos reformando os postos de saúde. Nossa população merece ter serviços de qualidade em sua cidade”, enfatizou o prefeito.

De acordo com o secretário de Saúde, Vander Louzada, a antiga sede do Samu funcionava precariamente. “Com as novas instalações estamos humanizando o serviço e dando melhores condições de trabalho para os funcionários, oferecendo um melhor atendimento à população”, disse o secretário. A chefe de Divisão de Regulação de Urgência e Emergência, Joelma Martins de Freitas, disse que o acesso ao serviço pela população ocorre através de ligação telefônica para a Central de Regulação, através do número 192. “A central recebe as ligações da Baixada Fluminense e repassa para as bases descentralizadas de cada município pertinente ao chamado”, informou.

O presidente da Câmara Municipal, Marcio Cardoso, o Marcinho Bombeiro, disse da importância do serviço para a população. “A antiga sede do Samu não tinha as mínimas condições de funcionamento. O novo espaço oferece mais dignidade”, enfatizou o presidente. Médico há 40 anos e plantonista do Samu há 20, Henri Landau disse que é uma alegria participar de melhorias do sistema. “Nossa população é muito carente e merece ser bem assistida”, frisou.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.