Comissão da Alerj analisa denúncias sobre falsos ‘gatos’ em Belford Roxo


BELFORD ROXO - As denúncias de consumidores de que pode estar havendo fraudes na emissão de Termos de Ocorrência e Inspeção (TOI) sem comprovação por parte da Light de que houve furto nos medidores, conhecidos popularmente como ‘gatos’ levaram a Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj (Codecon) a realizar, nesta terça-feira, às 10h, uma audiência pública, em Belford Roxo, para discutir o caso. A emissão do TOI ocorre sempre que a concessionária de energia constata casos de furto nos medidores, popularmente conhecidos como "gatos".

A Comissão vem recebendo uma série de denúncias de consumidores que alegam terem recebido cobranças na conta relativas a supostos furtos não cometidos. Na maioria dos casos, os moradores afirmam que a inspeção é feita e o documento é emitido sem sua presença e o valor calculado pela diferença retroativa na cobrança seria arbitrário. Para discutir os critérios de realização dessas vistorias e das cobranças, a Codecon marcou a audiência no município.

"Sabemos que há muitos casos na Justiça que podem demorar anos para serem resolvidos. Mas esperamos que com a audiência e na presença desses órgãos de defesa do consumidor e do cidadão a Light agilize os acordos pelo menos nos casos mais evidentes", afirma o deputado Luiz Martins (PDT), presidente da Codecon.

O debate ocorrerá na sede da Seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município, que participa do evento. A audiência também conta com o apoio do Procon da Prefeitura. O endereço é Rua Tuiuti, Lotes 8 e 9, Quadra 14, Hinterland, Belford Roxo.

Via O Globo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.