Técnicos da Assistência Social participam de seminário em Belford Roxo


BELFORD ROXO - Cem técnicos que atuam nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e nos Centros Especializados de Assistência Social (Creas) de Belford Roxo participaram nesta sexta-feira (01-02) do Seminário Municipal sobre o Sistema de Condicionalidades (Sicon). O evento aconteceu no auditório II da Uniabeu, no centro da cidade, com objetivo de incentivar a prática do Sicon e o acompanhamento familiar. Através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) a Prefeitura atende cerca de 50 mil famílias cadastradas no Bolsa Família.

Para Tiago Coutinho, Coordenador do Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico) o acompanhamento à família é importante para a identificação de problemas que levam ao descumprimento das exigências que asseguram o recebimento de benefícios. “O técnico precisa estar atento para buscar soluções. O seminário tem esta orientação”, disse. As condicionalidades do Bolsa Família são: frequência escolar mensal mínima de 85% para crianças de 6 a 15 anos e 75% para adolescentes de 16 a 17 anos; acompanhamento do calendário vacinal, do crescimento ao desenvolvimento de crianças menores de sete anos, pré-natal para gestantes e acompanhamento de nutrizes. O não cumprimento e a não atualização a cada dois anos podem levar a suspensão e o cancelamento do benefício.

Seminário

O seminário foi aberto pela secretária executiva, Carla Fernandes, que esteve representando a secretária municipal Rosana Moura. A dinâmica da palestra ficou por conta do coordenador estadual do Cadastro Único da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jean Silveira. “A capacitação dos técnicos vai melhorar as ações no acompanhamento familiar e na inclusão dessas famílias em programas sociais e também nos atendimentos disponíveis nas áreas da saúde e educação”, destacou.

O evento aconteceu das 9h às 17h e teve participação de representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, inseridas nas condicionalidades para o Bolsa Família. De acordo com dados da Semas, Belford Roxo tem 80.844 famílias inscritas no Cadastro Único, 65.570 famílias com o cadastro atualizado nos últimos dois anos, 67.6141 com renda de até meio salário mínimo e 55.792 famílias com renda de até meio salário mínimo com cadastro atualizado.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.