Dia da Baixada terá festival de reggae em Belford Roxo e programação cultural em Caxias

Dida Nascimento (com o violão), fundador e diretor do Centro Cultural Donana, com os artistas que
 vão participar do festival nesta terça-feira Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

BAIXADA - Desde a década de 80, muitas foram as gerações de artistas que passaram pelo Centro Cultural Donana, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O espaço, no bairro Piam, é onde músicos, poetas, escritores, cineastas, cinéfilos e apaixonados por diferentes expressões culturais se reúnem para fazer arte. Nesta terça-feira, dia 30, a casa vai celebrar o Dia da Baixada com uma edição especial do Reggae Donana Festival, a partir das 15h.

Fundador e coordenador do Donana, o músico Dida Nascimento explica que o festival conta a história da cidade e da região, através da música:

— São bandas que nasceram aqui. O festival é para reunir diferentes artes, tendo como foco o reggae, que é a base do Donana.

Como sugere o nome do festival, o reggae é o grande destaque. Entre as atrações, Dida Nascimento, Salomão Elias e as bandas Sangue Rasta, Frequência Roots e Lord Reggae, que vão apresentar canções autorais e clássicos do gênero musical.

Aos 73 anos, o músico Lacerda Guerreiro está de volta ao Donana e vai participar pela primeira vez do festival. Na década de 80, participou da primeira formação da Banda Belford e, agora, o grupo tem nova formação e o nome Lord Reggae.

— Vamos tocar uma canção nova que vai ser uma surpresa musical para o público e para a Baixada — conta Guerreiro.

Iguatemi é vocalista do Sangue Rasta, banda que se apresenta nesta terça-feira 
Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

Na festa, os núcleos do Centro Cultural Donana irão apresentar suas produções: a poesia do Sarau Donana, o Hip-hop do Núcleo de Danças Urbanas, a exibição da Capoeira Donana, o Rap do Donana na Rima, além das sessões do CineClube Donana, e um desfile de moda com as turmas da oficina do Moda Donana. O festival terá ainda exposição de artes plásticas, oficinas artísticas e um brechó.

Pelo Donana, já passaram bandas como Cidade Negra, o Rappa, KMD-5, Negril, Nocaute, Cabeça de Nego, entre outras, inclusive, que são de Belford Roxo. A coordenadora do Reggae no Donana, Jussara Gomes, ressaltou a qualidade artística dos músicos:

— A Baixada tem muitos valores não mostrados. Temos artistas com potencial para ir a qualquer lugar do mundo.

A produtora de Moda Alexia Santos (agachada) com alunos do Núcleo de Moda do Centro Cultural Donana
 Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

O Centro Cultural Donana fica na Rua Aguapeí 197, Piam, em Belford Roxo.

Em Duque de Caxias, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo vai promover uma programação vasta na Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola, na Praça do Pacificador e Teatro Municipal Raul Cortez, todos no Centro, a partir das 10h.

Núcleo de Danças Urbanas do Centro Cultural Donana
 Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

Na biblioteca, haverá estandes, distribuição de marca páginas, pequenos textos literários e contação de histórias. Na praça, estandes de serviços em geral (saúde, educação, exames de vista, moda e beleza). Às 11h, terá apresentação de coral e banda; às 13h, o grupo teatral Encenar; às 15h, show musical com a Escola Elite Musical. O evento também contará com distribuição de poesias, slam de poesia urbana, caravana do samba e batalha de rima no Raul Cortez.
No teatro, haverá exibição gratuita de filmes de cineastas caxienses a partir das 18h, e entrega das medalhas Chiquinho Maciel aos homenageados.

O Dia da Baixada foi instituído através da Lei Estadual nº 3.822, de 02/05/2002, a partir de um encontro reunindo a Comunidade Cultural da Baixada.

por: Cíntia Cruz
Via: Jornal Extra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.