Ação social oferece uma série de serviços na Praça de Heliópolis


BELFORD ROXO - O dia das mães foi marcado por uma grande ação social na cidade de Belford Roxo, no último sábado. O evento chamado “Mãe Belíssima” foi uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania com parceria das demais Secretarias do município, o Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu (Sincovani), Serviço Social do Comércio (Sesc) e a FM O Dia. A ação social, que aconteceu na Rua Tutóia, bairro de Heliópolis, ofereceu serviços gratuitos de assistência social, saúde, beleza, cultural e de trabalho, sorteios e apresentações do grupo BR Company, dança de salão direto do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Lote XV, capoeira, canto e da bateria da Escola de Samba Inocentes de Belford Roxo.

A deputada federal, Daniela do Waguinho, mãe de dois meninos, esbanjou simpatia enquanto ia conferir de perto cada serviço da ação social. “Estou muito feliz com mais uma ação social de sucesso. Começamos com essa ideia há dois anos quando eu era a secretária da pasta de Assistência Social e Cidadania e desde então só foi crescendo e dando frutos. A felicidade da população é visível, pois muitos não têm condições ou acesso de conseguir esses serviços no dia a dia. E hoje estão todos juntos em um único local. A cidade está cada vez mais avançando e alcançando as pessoas. E lá de Brasília, estarei sempre disposta a fazer o melhor por Belford Roxo”, ressaltou a deputada.

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, agradeceu as parcerias que tornaram esse evento possível. “Gratificante trazer parcerias e disponibilizar mais serviços para a população. Foi uma manhã proveitosa e seguimos levando dignidade às pessoas da nossa cidade”, finalizou. O gerente do Sesc de Nova Iguaçu, Elísio Neto, confirmou mais parcerias com a cidade. “Sempre que o município de Belford Roxo precisar da parceria do Sesc para eventos, pode contar conosco”, disse. E por fim, o presidente da Sincovani, Antônio Alpino, agradeceu a parceria com a Prefeitura. “Essa grande ação levou conforto e outras coisas boas a população. O sindicato fica muito feliz em atender e servir toda a população em um único lugar, principalmente onde necessitam. Soube também que a Prefeitura realiza constantemente ações social”, finalizou.

Presentes da ação social de dia das mães

O cadeirante, Paulo Roberto do Amaral, 65 anos, acompanhado de seu primo, Ademar Machado Amaral, 55, mora no bairro Xavantes. Os dois foram à ação para tirar a segunda via da identidade. “Minha esposa viu sobre a ação social no facebook e depois recebeu um panfleto com informações. Aproveitei e trouxe meu primo para tirar a identidade, pois ele havia perdido a sua. O atendimento estava excelente e os funcionários nos atenderam muito bem”, disse Ademar. Morador do bairro São Francisco, Wagner Nogueira da Costa, 45, foi ao evento pela vacinação. “Enquanto eu recebia minha dose contra a gripe, minha esposa conseguiu ter acesso a serviços sociais e de trabalho. O atendimento foi rápido e gostamos muito”, exaltou.

Moradora do bairro Xavantes, a merendeira Valdiceia Rosa da Silva, 48, mãe de quatro filhos e avó de sete netos, aproveitou a ação social e foi em todos os estandes. “Consegui agendamento para a carteira de trabalho, coloquei cílios, lenço na cabeça e ainda peguei três mudas de plantas. Aproveitei esses presentes que a ação de dia das mães me proporcionou. Acho que deveria ter sempre nessa dimensão, pois é importante para que a população tenha acesso a esses serviços”, disse.

Serviços gratuitos

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania ofereceu isenções cartoriais e para a segunda via de identidade, certidões de nascimento, casamento e óbito, retificações de certidões, certificado militar, casamento civil, vaga legal, passe interestadual, bolsa família, cadastro único e serviço da pessoa com deficiência. Além de CPF, carteirinha do SUS e vale social. Na área da saúde, a população pôde aferir a pressão, fazer teste de glicose, se vacinar, realizar a pesagem do Bolsa família e ter o acolhimento psicológico as vítimas de abuso e violência. Ainda teve a coleta de preventivo, de sangue para exames com resultado dentro de 15 dias no Cace de Santa Maria.

O Ministério do Trabalho agendou carteira de trabalho e seguro desemprego. Tiveram stands também do Id Jovem, Feirat de Bel, Ouvidoria Itinerante e do Programa de DST/Aids. A Secretaria de Fazenda estacionou o ônibus do Morar Legal com serviços de regularização de imóveis, IPTU, dívida ativa e fará a emissão de IPTU. O Detran fez identidade civil na hora e a entrega será daqui a 20 dias no posto do Carrefour. A ação ainda contou com o vestibular cidadão e a Cedae com aguadeiros e mudas de plantas. Já na parte da beleza, a mulherada teve acesso aos stands da Nyoá, Instituto de Beleza, Mary Kay, Hinode, Avon e Embelleze (barbeiro, design de sobrancelhas e corte).

A Orthopride esteve cuidando da parte de saúde bucal e por fim, o Sesc deu um show na parte cultural com ponto de leitura (livros e gibis em tenda com almofadas para a leitura de crianças), exposição com tema relacionada à da saúde da mulher, orientação sobre saúde bucal, com escovação e distribuição de escovas de dente, avaliação IMC (Índice de Massa Corporal), oficinas de tranças e aromas, recreação (máquina de dança) e uma exposição Mulher Maravilha (com a presença da cover oficial).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.