Atleta de jiu-jítsu Belford Roxo luta para disputar campeonato nos Estados Unidos


BELFORD ROXO - As malas de Daniel Ribeiro, mais conhecido como Bill, já estão prontas. À espera do visto americano, o atleta de jiu-jitsu, 22 anos, morador do bairro Bom Pastor, em Belford Roxo, busca apoio para seguir com a sua carreira, marcada por muitas vitórias e títulos importantes. Atualmente faixa marrom e disputando pela categoria super-pesado, Bill conquistou no início de maio o terceiro lugar na Copa Pódio, que é o maior evento da modalidade no Brasil. No início de julho, o atleta brigará pelo título mundial em terras americanas.

A careira no esporte teve início aos 11 anos. O ingresso foi no judô, mas o professor na época viu em sua postura potencial para o jiu-jitsu. Ele começou a frequentar as aulas gratuitas no Centro de Lutas, mantido pela prefeitura, no bairro Babi. Foi quando teve aulas com o também atleta belforroxense, Gleidson Poney, que agora integra a Ohana Academy, no estado do Texas, nos Estados Unidos. Atualmente, Bill dá aulas em um projeto social no bairro Bom Pastor e segue com treinos complementares na Vila Olímpica do município.

Pronto para qualquer combate, Bill irá participar de um seminário e em seguida concorrer ao título mundial, a convite do consagrado lutador e campeão mundial de jiu-jitsu, Caio Terra. “A previsão é que eu vá para a Califórnia em junho. Mas preciso do visto. Além do Caio Terra, o Gleidson Poney me convidou para aproveitar a oportunidade e treinar na academia dele, no Texas. Vejo essa oportunidade como única na minha vida. Meus alunos veem em mim um exemplo. Quero mostrar que mesmo em uma região carente, temos potencial para vencermos na vida”, afirma o lutador.

Sonhos e conquistas

E os sonhos de Bill não param por aí. Ele deseja, antes mesmo de conquistar a faixa preta, maior graduação do esporte, outros títulos importantes como os campeonatos panamericano e europeu. Orgulho da família, ele mora com os pais e uma irmã. Além disso, o atleta deseja ingressar em um curso superior de Educação Física. “Quero dedicar toda a minha vida ao esporte. Perto de casa temos uma faculdade com o curso, mas infelizmente não posso pagar. Sei que tenho muita experiência e posso ajudar muitas pessoas com o esporte”, disse.

De olho em todas as competições, Daniel Ribeiro também está se preparando para o “Nordeste Trial”, competição que será realizada no dia 27 de julho, na cidade de Fortaleza. “Tudo vai depender da minha viagem para os Estados Unidos. Vou voltar de lá muito mais preparado. E esse campeonato em Fortaleza é importante porque o vencedor recebe uma espécie de salário, que para mim, ajudaria para seguir com meus planos como atleta”, conclui.

Entre as principais conquistas de Daniel está o bicampeonato estadual. Além disso, ele foi o melhor lutador da Baixada Fluminense por cinco vezes e o melhor do ranking estadual 2017 e 2018.

Revelados de Bel

A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL), está desenvolvendo o projeto “Revelados de Bel”, com o objetivo de apoiar os atletas da cidade que já possuem destaque em competições e desenvolveram alto rendimento. “Temos muitas joias na cidade, assim como o Bill. E isso em várias modalidades esportivas. Nós, enquanto poder público queremos identificar essas pessoas e apoiar no que for possível”, explica o secretário da SEMEL, Andrew Renato, o Renatinho.

Aulas gratuitas de lutas são oferecidas na Vila Olímpica de Belford Roxo nos turnos da manhã, tarde e noite. Os interessados podem se inscrever de segunda a sexta, das 8h às 21h, na Rua Lecilio, s/nº, no bairro Nova Piam. Para participar é preciso ter sete anos em diante. A atividade é aberta para ambos os sexos. É preciso levar original e cópia da identidade, CPF, atestado médico e uma foto 3x4. Menores de idade também precisam levar documentação do responsável.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.