Riocard anuncia novos cartões e usuários terão até outubro para fazer troca


TRANSPORTE - O cartão Riocard, usado nos meios de transporte de 43 cidades do estado, será substituído por uma nova versão, batizada de Riocard Mais. Os usuários terão até outubro para trocar o cartão antigo pelo novo, de forma gratuita. A novidade promete melhorar a experiência dos passageiros. Os clientes poderão acessar as informações do serviço em um aplicativo no smartphone e terão um novo sistema de atendimento mediado por inteligência artificial. Além disso, poderão usufruir de um clube de vantagens que vai garantir descontos em pontos comerciais conveniados, como farmácias.

A troca dos cartões será feita de forma gradativa, obedecendo a critérios como: tipo de cartão, região de atuação e público-alvo. Para saber se o seu cartão já pode ser trocado, basta acessar o site www.riocardmais.com.br e rolar a página até o campo "consulta", onde deverá ser inserida a numeração do cartão. No site, também é possível descobrir o ponto de troca mais próximo da sua localização.

Passageiros que circularam pela Central do Brasil, nesta segunda-feira, já puderam trocar seus cartões. Funcionários da Riocard posicionados próximo aos totens de recarga dos cartões distribuíram folhetos sobre o Riocard Mais e fizeram as trocas. O instalador de persianas Everaldo Josino Canela, de 63 anos, soube da ação e não perdeu tempo.

— Quis trocar logo porque depois todo mundo vai querer trocar ao mesmo tempo e vai ser a maior confusão — afirmou.

A doméstica Joanice Lopes, de 52 anos, elogiou as mudanças.

— Achei bom poder ver o saldo e outras informações pelo aplicativo. Vai ficar mais fácil de controlar os gastos — disse ela, que diariamente pega duas condições para ir da Baixada Fluminense, onde mora, até o seu local de trabalho, na Zona Sul.

Por volta das 16h, no entanto, o sistema de trocas sofreu uma interrupção e uma longa fila se formou. Alguns usuários esperaram mais de meia hora para fazer a troca. Um funcionário explicou que o sistema tinha caído por estar sobrecarregado.

A assessoria de imprensa da Riocard esclareceu que o ponto de troca de cartões na Central do Brasil está funcionando em período de testes para identificar eventuais falhas que precisem ser corrigidas no sistema. O periodo oficial da primeira etapa de trocas de cartões terá início no dia 20 de maio e seguirá até o dia 31 de outubro.

Três modelos

O Riocard Mais será apresentado em três modelos, de acordo com os tipos de cartão disponíveis para o atendimento aos clientes: Expresso, Vale-Transporte e Empresarial. Cada modelo terá uma cor predominante, com as informações dispostas na vertical, indicando o seu uso em todos os modais e os locais onde é possível recarregá-lo, inclusive com o endereço do mapa de recarga da Riocard Mais. Com este serviço, será possível encontrar um ponto de recarga mais perto da sua localização.

— Simplificamos a forma como apresentamos os cartões para facilitar o seu uso e o entendimento das regras pela população. Tínhamos 25 faces diferentes para o cartão e reduzimos para apenas três. Desta forma, conseguimos explicar de maneira mais clara a diferença entre o cartão e o benefício tarifário atrelado a ele. Ouvimos os nossos clientes, fizemos pesquisas e percebemos que precisávamos melhorar a sua experiência. Essa é a proposta do Riocard Mais, entregar mais praticidade, tecnologia e benefícios, atendendo aos desejos dos nossos usuários — afirma a gerente de Marketing e Produto da Riocard Mais, Melissa Sartori.

Como fazer a troca

A troca dos cartões será feita de forma gratuita e gradativa, obedecendo aos seguintes critérios: tipo de cartão, região de atuação e público-alvo. Na primeira fase, de 20 de maio até 31 de outubro, serão substituídos apenas os cartões Expresso de pessoas físicas. As trocas irão contemplar os 43 municípios, conforme o cronograma divulgado no Mapa Riocard Mais.

Os locais e horário de atendimento para troca podem ser acessados pelo mapa.riocardmais.com.br.

Até que todas as trocas sejam realizadas, os cartões Expressos antigos funcionarão normalmente. As datas de substituição dos demais cartões serão anunciadas posteriormente.

Para realizar a mudança, o cliente precisa apresentar o cartão antigo em um dos postos de troca exclusivos – o início será na Região Metropolitana. No ato, todas as informações do cartão, tais como saldo, recargas, benefícios tarifários, serão transferidas integralmente para o novo cartão. Não é necessário apresentar documentação. A troca é gratuita e limitada até cinco cartões por cliente.

Atendente virtual

A nova geração de cartões promete facilitar o controle e a gestão das transações realizadas pelos clientes com o novo aplicativo Riocard Mais. Através do celular, o usuário poderá consultar saldo ou extratos, recarga de créditos de transporte e a localização de pontos de atendimento em lojas físicas ou de parceiros conveniados.

Outra novidade é o Tomais, atendente virtual desenvolvido com base na inteligência artificial para estreitar e aperfeiçoar a relação com o cliente nos canais de atendimento eletrônicos da Riocard Mais. O Tomais tem a proposta de melhorar e facilitar o acesso às informações, de forma clara e objetiva, sobre os produtos e serviços da Riocard Mais, relacionadas às funcionalidades do cartão de transporte, à aquisição de segunda via, aos benefícios tarifários e às gratuidades, aos endereços de lojas físicas e pontos conveniados, por exemplo.

— Identificamos que 60% das ligações no call center eram pedidos de informação. Apostamos na inteligência artificial para entregar um atendimento mais rápido e direto. Caso o Tomais não possa resolver a dúvida apresentada, o cliente será direcionado aos canais convencionais da Riocard Mais — afirmou Melissa.

Clube de vantagens

Além dos novos recursos tecnológicos, o Riocard Mais vai oferecer outras vantagens aos clientes. São dois tipos de benefícios: o primeiro é a exclusividade da inclusão no cartão de transporte dos programas tarifários como o Bilhete Único Intermunicipal e Bilhete Único Carioca, por exemplo, que geram economia nas viagens com as integrações realizadas; o segundo é o clube de vantagens com a oferta de descontos em produtos e serviços em uma rede de empresas parceiras. Mais informações no site clubedevantagens.riocardmais.com.br.

— Planejamos uma grande mudança organizacional com a transformação da empresa RioCard em Riocard Mais. Adotamos um novo conceito no atendimento ao nosso cliente, oferecendo um produto mais fácil de utilizar, com serviços associados que melhoraram a sua experiência, como o aplicativo, o atendente virtual e o clube de vantagens — explicou a gerente de Marketing e Produto da Riocard Mais.

Via Extra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.