Casa pega fogo e uma pessoa fica ferida em Belford Roxo


BELFORD ROXO - Uma residência pegou fogo na manhã desta segunda-feira (24 de junho), num conjunto de casas no Centro de Belford Roxo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas antes que outras casas fossem atingidas. Uma pessoa ficou ferida e foi socorrida ao Hospital.

O incêndio aconteceu na Rua João Fernandes Neto, a conhecida Rua do Meio. Segundo as primeiras informações, o incêndio começou na cozinha e o foco seria um botijão de gás.


Diante disso a redação do Notícias de Belford Roxo separou alguns cuidados básicos que se devem ter com o botijão de gás.

Algumas cuidados com o botijão de gás

  • O primeiro passo: compra certa: Na hora da compra, evite comprar botijões de locais informais ou clandestinos.
  • De olho no prazo e na conservação: Como qualquer produto, os botijões possuem o prazo de validade. São 15 anos a partir do momento que sai de fábrica e de 10 anos depois que passa pela primeira requalificação.
  • Em caso de suspeita de vazamento: o que fazer? R: Caso você identifique o vazamento, feche a válvula, desconecte o botijão com cuidado e leve-o para a área externa de sua residência. Você ainda deve ventilar o ambiente, abrindo portas e janelas. E claro, dependendo da gravidade do problema, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (disque 193).
  • Em caso de suspeita de vazamento: o que não fazer? R: Entre as recomendações, caso suspeite do vazamento, está a proibição de acender fósforos ou isqueiros. Também não acenda as luzes.
  • Instalação correta dos botijões: No momento da instalação do botijão de gás, é recomendável que tudo seja feito de maneira manual.
  • Local ideal dos botijões de gás: Não há um local inapropriado para a instalação do botijão, mas o ideal é que ele seja armazenado em um ambiente mais arejado. Se possível, até mesmo do lado de fora da residência.
  • Distância mínima do perigo: Além dos locais mais arejados, outra recomendação importante fornecida pelos especialistas é o armazenamento distante das chamadas ‘zonas de perigo’. Coloque o produto a uma distância mínima de 1,50m de tomadas, interruptores, instalações elétricas, ralos ou grelhas de escoamento de água.
  • Práticas não recomendadas: Se você já ouviu falar que utilizar o botijão na horizontal é melhor para aproveitar o gás até o final, esqueça. Segundo os especialistas, o botijão foi desenvolvido para ser consumido na posição vertical em sua totalidade. O botijão possui um gás liquefeito, em que vai vaporizando conforme seu uso. Ao utilizar o botijão deitado, o gás ainda em sua fase líquida pode sair pela mangueira e elevar sua pressão. Portanto, esqueça essa história.
  • Manuseio inadequado: Tome bastante cuidado ao movimentar o botijão de gás. No dia a dia, ao arrastá-lo para realizar a limpeza da casa, você pode acabar “afrouxando” as conexões.
Por Notícias de Belford Roxo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.