Belford Roxo empossa membros do Conselho Escolar da Escola Municipal Capela São José


BELFORD ROXO - A Escola Municipal Capela São José, no bairro Nova Aurora, em Belford Roxo, empossou seus 13 integrantes do Conselho Escolar, sendo oito titulares e sete suplentes, do biênio 2019/2021. A solenidade contou com profissionais da unidade, alunos e a comunidade local, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação. O processo foi todo conduzido pela orientadora pedagógica e presidente da comissão eleitoral, Marcia Cristina. Belford Roxo possui 79 unidades escolares, totalizando 316 membros para a composição do Conselho Escolar, sendo 13 em cada uma delas. 

A diretora da unidade e presidente do conselho, Leny Cerqueira, destacou a importância do Conselho Escolar como gestora. "Me sinto fortalecida com o conselho, pois ele nos dá força para desenvolver projetos educacionais de qualidade. Nos dá um suporte a mais para desenvolvermos atividades e prepararmos os alunos para as avaliações e aumentar a nota no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)", disse. Para a representante da equipe técnico-pedagógica, Eliane Maria Pinto, é fundamental a participação da gestão democrática junto à escola e outros representantes. "Iremos realizar assembleias para tomar qualquer decisão e é muito importante ter a comunidade fazendo parte disso, pois sempre procuramos trazer as famílias para a escola, através de eventos, projetos, e outras atividades", concluiu. 

Para a responsável pelo projeto do Conselho Escolar e secretária executiva da Educação, Zelídia Barbirato, a gestão democrática não se faz só com a equipe pedagógica das escolas, se faz com os alunos e toda a comunidade. "É preciso que os responsáveis e o conselho acompanhem o trabalho realizado nas escolas e dê forças para que continuem. Pois, a cada dia torna-se mais urgente a necessidade da interação entre as famílias e escolas na busca de uma educação mais democrática e de qualidade. Por isso é necessária a formação dos conselhos", ressaltou Zelídia, acrescentando que livros serão distribuídos com informações do Conselho Escolar para todos os conselheiros e em breve acontecerá uma solenidade de posse geral com todos os 316 membros com certificados.

Famílias na escola

A também secretária executiva da Educação, Fátima Duarte, acrescentou que com o conselho, todos estarão pensando juntos na melhoria do ensino. "Os educadores procuram alavancar os melhores resultados e isso é mais fácil com a comunidade junto ao corpo docente. O trabalho terá um único objetivo, que é o sucesso acadêmico dos alunos. Por isso precisamos das famílias na escola acompanhando o desenvolvimento. E o trabalho do conselho tem esse objetivo também, o acompanhamento da vida escolar dos estudantes. Então, não conseguimos caminhar na educação sem uma gestão participativa e democrática. E o conselho é mais uma vitória para a educação da cidade", ressaltou. 

O Conselho Escolar da Escola Municipal Capela São José é formado pela presidente, diretora Leny Bitencourt Cerqueira Vicente; representantes de pais ou responsáveis, Janaína Francisco Simões e Mariana Maísa de Oliveira Pires (suplentes: Maria Dias Lira da Silva e Maria de Fátima da Silva Dantas); representante de alunos, Josué Soares de Araújo (suplente: Eloáh Vitória da Conceição Sobreira); representante da comunidade, Geisa da Silva Gomes de Araújo (suplente: Carlos Henrique das Chagas Silva); representante de funcionários, Lúcia Helena Soilo Santos de Araújo (suplente: Maria da Penha da Silva Rios); representante da equipe técnico-pedagógica, Eliane Maria Benedito Pinto (suplente: Judite Maciel Silva); e representante dos docentes, Leila Bitencourt Cerqueira Machado (suplente:Valkíria dos Santos Lourenço). 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.