700 Crianças de Belford Roxo assistem espetáculo em ônibus itinerante "Buzum"


BELFORD ROXO - As crianças das escolas municipais de Belford Roxo tiveram um passeio diferente nesta quinta-feira (12). Um ônibus estacionado na Praça de Heliópolis levou a criançada ao mundo do teatro com a história da Curumin Mani: “A origem da Mandioca” contada pelos atores Priscila Maria e Bazílio Ludovico, que através de marionetes despertaram conceitos de cidadania e conscientização sobre o meio ambiente para quatro escolas. O ônibus tem capacidade para alocar 50 crianças em cada sessão de 20 minutos. Amanhã, a sessão de cultura continua com mais quatro escolas municipais, somando 700 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano de escolaridade. Após os espetáculos, os alunos recebem um material para montar que vira um teatro de papel de acordo com a história das sessões e uma história em quadrinhos dos espetáculos já realizados pelo grupo. Os professores também recebem um livro com histórias e propostas de atividades para serem realizadas dentro das salas.


O projeto já completou nove anos e já visitou vários locais do Brasil em escolas e comunidades, principalmente. O produtor, Fernando Negan explicou o objetivo do projeto. “A ideia é levar a cultura para esses alunos que não tem acesso. Em campo temos nove atores, quatro produtores, três técnicos de som e dois motoristas que revezam nos espetáculos e somos de São Paulo. Em média, no ano, apresentamos espetáculos para 80 mil crianças”, destacou. Fernando ainda informou que o projeto nasceu a partir de um espetáculo na Europa onde os produtores trouxeram a ideia para o Brasil.


O secretário de Educação, Denis Macedo, destacou a parceria com a CCR. “Já somos parceiros há muito tempo na educação. Sempre com projetos culturais e lúdicos. E dessa vez trouxemos teatro para as crianças que estão gostando bastante. É muito importante para a rede ter um momento assim com atividades culturais para as diversas faixas etárias, pois muitos alunos não têm acesso”, disse o secretário. A diretora da Escola Municipal São Francisco de Assis acompanhou a turma do segundo ano em uma das sessões. “Eles usam um material simples, maravilhoso e muito bem utilizado. Foi muito rico. Nossos alunos não têm esse tipo de atividade e temos dificuldades em incluir. Acho que vai enriquecer e muito o currículo das nossas crianças”, afirmou a diretora Eliane Almeida.

Buzum

O Buzum (Uma realização do Ministério da Cidadania com o apoio da CCR Nova Dutra) são espetáculos realizados pela companhia Piafraus dentro de um ônibus adaptado e é uma mistura de teatro de sombras (as imagens produzidas pelos bonecos podem ter diversas formas e efeitos) com acessórios, trilha sonora e elenco de qualidade. O espetáculo apresenta temática enriquecedora que pode ter continuidade na escola por meio do trabalho com o material pedagógico entregue aos alunos e professores após o espetáculo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.