Belford Roxo tem 27 postos de vacinação contra o sarampo


BELFORD ROXO - Termina no dia 25 de outubro a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Em Belford Roxo, a população encontra a vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) em 27 postos de atendimento.

No dia 19 de outubro, as 27 unidades participarão do Dia D, das 8h às 17h. Durante este ano, Belford Roxo teve quatro casos notificados como suspeita de sarampo, mas os exames não confirmaram.

Os moradores de Belford Roxo encontram a vacina nos seguintes locais: Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Marta, UBS Manoel Batista de Almeida Filho, UBS Américo Vespúcio Vasconcellos Rosa, UBS Sargento Roncalli, UBS Jacira Pinto Leal, UBS Orlando Correia Pinto Salles, Unidade de Saúde da Família (USF) Sá Rego, USF Xavantes I e II, USF Xavantes III e IV, USF Onofre Aniceto, USF Bom Pastor I e II, USF Bom Pastor III – Gogó da Ema, USF Parque dos Ferreiras, USF Antonio Francisco Ribeiro – Recantus, USF Bela Vista, USF Ererê, USF Dona Isaura, USF Jardim Redentor, USF Parque Esperança, USF Vila São Luiz, Policlínica Santa Maria, Policlínica Neuza Brizola, Policlínica Parque São José, Policlínica Heliópolis, Policlínica Nova Aurora e Policlínica Parque Amorim.

Na primeira fase, que vai até o dia 25, o público-alvo serão as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 29 dias. Já a segunda etapa de vacinação de adultos, com idade entre 20 e 29 anos e que não tenham tomado duas doses da vacina, acontece de 18 a 30 de novembro. O Dia D para adultos será no dia 30 do mesmo mês, data de encerramento da campanha. A avaliação da necessidade de vacinar ou não é feita pelos profissionais que atuam na imunização, a partir da avaliação da caderneta de vacinação.

O secretário municipal de Saúde, Christian Vieira, destacou que o município está se empenhando para evitar que o sarampos se prolifere. “Estamos atentos para evitarmos surpresas. A população pode procurar as unidades de saúde, pois é importante, nesta primeira fase, que todas as crianças sejam vacinadas”, concluiu.

De acordo com dados do Governo Federal, até o dia 28 de agosto foram confirmados mais de seis mil casos de sarampo em todo o país. Além disso, houve o registro de 12 óbitos, sendo quatro deles de pacientes menores de 1 ano.

Principais sintomas do sarampo: dores nos músculos, tosse forte ou seca, febre, mal-estar, perda de apetite, nariz escorrendo, manchas vermelhas ou erupções na pele, inchaço dos gânglios, dor de cabeça, dor de garganta e irritação nos olhos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.