Amigos do Meio Ambiente são homenageados por Secretaria em Belford Roxo


BELFORD ROXO - A edição 2020 do Programa de Educação Ambiental (PEA) de Belford Roxo já começou. E para a abertura, a Secretaria de Meio Ambiente realizou um megaevento no auditório da Uniabeu. Foi apresentada a peça teatral, totalmente sustentável, “A Cidade da Imaginação”, que faz parte da nova versão do projeto Contos da Natureza. Figurinos e acessórios foram feitos com materiais recicláveis. Ainda no evento, a Secretaria entregou troféus AMA (Amigos do Meio Ambiente) para pessoas, autoridades e empresários que tenham colaborado com o meio ambiente em 2019.

Inspirada no Mágico de Oz, “A Cidade da Transformação” trabalha em sua história a reciclagem e coleta seletiva. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Educação. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, a linguagem teatral chega com mais facilidade para a criança. “A apresentação foi de uma maneira lúdica de levar a temática do meio ambiente, principalmente para o público infantil. E ainda tivemos a premiação, que foi a maneira que a secretaria encontrou de prestigiar as pessoas que colaboraram com o meio ambiente”, explicou o secretário.


O Contos da Natureza surgiu a partir da solicitação de diretores das unidades que trabalham com a educação infantil para implantação do PEA também para este segmento. De acordo com a coordenadora do projeto, Aliene Dian, ano passado o PEA atingiu 70% das unidades escolares, cerca de 20 mil alunos. “A direção das escolas e creches podem solicitar a peça em suas unidades”, informou Aliene.

A deputada federal Daniela do Waguinho foi uma das autoridades a receber o prêmio AMA. Para ela, essa integração com as escolas é muito importante para que a conscientização comece desde cedo. “O secretário me apresentou o projeto do Centro Municipal de Educação Ambiental, que será um laboratório para as aulas práticas. Já estamos trabalhando para tirá-lo do papel”, destacou a deputada.

O objetivo da parceria das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação é que o PEA atinja a 100% de alunos da rede. “Essas crianças que serão beneficiadas com o projeto serão agentes multiplicadores, podendo repassar as informações para a família, seus vizinhos e amigos”, afirmou o secretário de Educação, Denis Macedo, que também recebeu o prêmio AMA.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.