Dicas de tecnologia sobre o WhatsApp

Sim, tem jeito de mandar uma mensagem para alguém que você não tem nos contatos
Imagem: Getty Images

Dá para chamar alguém no WhatsApp sem precisar salvar o contato antes

O procedimento mais comum para conversar com alguém no WhatsApp é adicionar o número da pessoa na agenda de contatos. Assim, o aplicativo sincroniza com sua lista e passa a mostrar os números de quem utiliza o serviço. Mas existe uma maneira de falar com alguém sem precisar salvar o celular, algo muito útil para contatos temporários ou para se comunicar com prestadores de serviços e solicitar orçamentos, por exemplo.

O procedimento é simples, só fiquei de olho no passo a passo: 

1. Copie este link no navegador do seu celular ou do computador: https://api.whatsapp.com/send?phone=numero&text=mensagem

2. Com o link aberto, você terá que substituir a palavra "número" que aparece na URL pelo telefone celular da pessoa. É preciso seguir o padrão internacional, então ficaria assim: 5511999999999 --sendo 55 o código do Brasil e 11 o DDD de São Paulo, por exemplo. Não coloque o + na frente do código internacional. 

3. Agora substitua a palavra "mensagem" na URL pelo texto que você irá mandar.

Imagem: Reprodução 

Para facilitar, comece com um "Oi" ou "Olá". Se você optar por uma frase com espaços, como "Bom dia", é preciso marcar os espaços com o código "%20". Fica assim: bom%20dia.

Imagem: Reprodução 

3. Na próxima tela, confirme que quer enviar a mensagem. Nisso, o WhatsApp será aberto, com a caixa de digitação e a frase que você digitou, mas você pode personalizar o texto.

Imagem: Reprodução

4. Uma vez enviada a mensagem, fica estabelecida a conversa. Nesta tela, ainda é possível adicionar ou bloquear o contato. 

Imagem: Reprodução 

5. Dica extra: para não precisar ficar procurando esse link toda vez que quiser usá-lo, salve a versão bruta (com as palavras "número" e "mensagem") como um ícone na área de trabalho do celular. Se estiver usando um computador, salve entre os favoritos. A função fica em "Configurações".


Imagem: Reprodução


por: Rodrigo Lara
Colaboração para o UOL, em São Paulo
06/04/2019 04h00

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.